5 dicas para diminuir dores na coluna


Problemas na coluna como dores e desalinhamentos geralmente são causados por posições erradas em atividades cotidianas que repetimos diariamente sem prestar atenção em como podem ser prejudiciais. Com o passar do tempo nos habituamos em alguns vícios posturais que podem ser prejudiciais causando desequilíbrios posturais e até lesões mais sérias em todo o tronco.

Manias inofensivas como cruzar as pernas para o mesmo lado e carregar a bolsa sempre no mesmo ombro podem fazer a diferença. Mas é possível minimizar os impactos corrigindo a postura aos poucos e seguindo algumas dicas abaixo para vigiar essas atitudes erradas e prevenir problemas de coluna.


1- Faça alongamentos diários

Exercícios de baixo impacto como hidroginástica, pilates e yoga também podem ajudar no desenvolvimento da consciência corporal, além de ajudar a diminuir as dores que podem ser causadas pela má postura.

2- Use o computador com a postura correta

Antebraços devem estar apoiados na mesa de trabalho e usar cadeiras que girem com facilidade para evitar torções de corpo inteiro. A tela do computador não deve estar em altura que mantenha o queixo paralelo ao chão para ler ou escrever, sem abaixá-la. A cabeça pesa em média 5 kg, mas ao abaixá-la obriga a coluna a suportar um peso que pode chegar a 13 kg.


3- Evite bolsas ou mochilas pesadas demais

Para a coluna, o peso é um dos piores vilões. Por isso, as mochilas devem estar sempre apoiada nos dois ombros e com alças bem ajustadas às costas para evitar que o peso penda para algum lado deixando o quadril torto. Além disso, o peso ideal de uma mochila deve ser de 10% do peso de quem vai carregá-la. As bolsas devem ter alças transversais para equilibrar o peso nas duas partes do corpo ou, se preferir, o modelo em um ombro, evite que sejam muito grandes ou pesadas.

4- Evite cruzar as pernas

Um hábito comum de homens e mulheres que pode prejudicar muito a postura porque cria um desnível do quadril, fazendo com que a coluna lombar fique inclinada, ainda mais quando a mania é apenas cruzar as pernas apenas para um lado. A maneira ideal para se sentar é com as pernas um pouco abertas, com os dois pés igualmente apoiados no chão e a coluna ereta. Tente praticar, seu corpo e seu bolso vão agradecer.


5- Não use salto alto constantemente

O uso frequente desse tipo de calçado pode trazer prejuízos à coluna e também aos pés e tornozelos. Isso ocorre porque o salto altera o centro de gravidade do corpo para frente e, como forma de compensar, é necessário empinar os glúteos, o que pode provocar lordose, tendinite e até entorse do tornozelo. O modelo ideal para uso diário deve ser quadrado, com até 3 centímetros para que o peso do corpo fique distribuído e evite o aumento da pressão no ante pé.

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