Manifestação física do estresse, saiba como evitar a dor de cabeça

Se antes nossa rotina já era cheia de desafios, enfrentar uma pandemia não tem sido fácil para ninguém. Foram muitas perdas, preocupações, ansiedade, medos e inseguranças em relação ao futuro e tudo isso se converte em altos níveis de estresse no corpo.


E uma das formas mais comuns de manifestação física do estresse são as dores de cabeça. Apesar de alguns fatores estarem fora do controle, é possível estruturar uma rotina para evitar hábitos prejudiciais.

Muitas pessoas tiveram piora no quadro de doenças crônicas, ou até o surgimento de novas em função das mudanças na rotina e estilo de vida, que causam impactos emocionais como consequência do distanciamento social de pessoas queridas. Esses sentimentos de medo e aborrecimento são considerados como fatores “estressores” que pioram as dores de cabeça.

Porém, existem mais de 40 tipos de dores de cabeça com variações de intensidade, localização e frequências. A enxaqueca, por exemplo, é uma dor que aumenta conforme a exposição intensa a luz e barulho e pode causar sensação de enjoo e vômito.


Outras causas das dores de cabeça


Distúrbios do sono (dormir pouco ou dormir demais), falta de atividade física, ingestão de álcool em grande quantidade e frequência, alimentação rica em gorduras, exposição constante aos eletrônicos (luz azul interfere na produção do hormônio do sono) e postura da coluna cervical (ficar olhando demais o celular com o pescoço para baixo).


Como amenizar os sintomas


· Dormir bem, de 6 a 7 horas por dia;

· Evitar bebidas alcoólicas e tabaco;

· Manter uma alimentação saudável;

· Evitar consumo excessivo de cafeína (no máximo três cafezinhos por dia);

· Praticar atividade física;

· Buscar terapias como acupuntura ou meditação.


Se a dor persistir com sintomas mais fortes como desmaio, tontura, convulsão, visão distorcida, vômitos, desequilíbrio e dificuldade para caminhar, é preciso procurar um médico. Principalmente se a dor for acompanhada de febre, é importante buscar atendimento em um hospital, já que pode ser um indício de Covid-19.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square