Suportes em gel ajudam a reduzir sangramento em cirurgias

Proteger a vida do paciente é preocupação constante de qualquer médico, mas quando essa tarefa é realizada dentro de um centro cirúrgico a responsabilidade é ainda maior. Cada meio capaz de ajudar o profissional de saúde nessa jornada é de extrema importância e é isso que os suportes em gel, usados para posicionar o paciente, têm proporcionado.

A verdade é que toda intervenção cirúrgica tem sua parcela de risco. Dentre os fatores que contribuem para isso está o controle do sangramento do paciente. Perder muito sangue pode comprometer a cirurgia, impactar a recuperação do operado após o procedimento e até mesmo levar a casos mais graves.


Contudo, a utilização de posicionadores em gel tem se mostrado um aliado, como avalia a instrumentadora Renata. “Ele se adequa à anatomia do paciente, de forma que não comprime nenhuma parte e não causa úlcera. Ao contrário da cangalha, que causava certa compressão na região do abdômen, aumentando o sangramento no campo cirúrgico”, explica.


Mais segurança e conforto

Essa segurança pode parecer algo corriqueiro no cenário em questão. Ainda que as pesquisas nesse sentido não sejam numerosas, um estudo mostra que as complicações envolvendo sangramentos geram um custo elevado para hospitais, planos e pacientes. Além disso, a aplicação de transfusões de sangue, necessárias em casos de perdas excessivas, pode aumentar o risco para o paciente.

Além disso, Renata reforçar a liberdade que os posicionadores proporcionam aos médicos para lidar com o operado da forma menos traumática possível. Outra vantagem apontada pela instrumentadora está na proteção da integridade de regiões sensíveis.


“A parte da cabeça também é muito importante. Conseguimos encaixar bem o rosto do paciente de uma forma que não comprima os olhos. Durante o procedimento, o paciente fica de bruços e comprimir essa região pode levar a lesões irreversíveis”, alerta.

Outro ponto de extrema relevância está na esterilização desses equipamentos. Mesmo que essa já fosse uma preocupação dos profissionais de saúde, a pandemia do novo coronavírus serviu para elevar ainda mais os padrões de exigência e os suportes em gel estão em linha com essa necessidade. “Outro ponto positivo do gel é que nós conseguimos lavá-lo. Isso permite fazer uma higienização cuidadosa para que ele seja usado novamente”, completa Renata.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

(62) 3261-2100

 

Rua Desvio Bucarest, 615, Jardim Novo Mundo

Goiânia - GO

CEP 74703-100

© 2018 Extra Corpus | Criado por Plena Estratégias Criativas