Bioimplantes: o que são e quais as vantagens

Quando um paciente passa por algum trauma ósseo, normalmente é submetido à cirurgia para colocação de placas e parafusos de titânio, que são os materiais mais conhecidos e utilizados nas cirurgias de fraturas de crânio ou de rosto. Porém, há algum tempo surgiu no mercado - e já têm sido utilizados em Goiás -, os bioimplantes, materiais produzidos a partir da mistura de polímeros biodegradáveis com propriedades de manipulação, resistência e degradação que suportam um processo de cicatrização mais natural.

Bioimplante é seguro?

O trauma pode causar, além do problema estético, alterações funcionais. E no caso das placas de metal, existe também o risco de infecção ou rejeição pelo organismo do paciente operado e, em alguns casos, pode demandar uma segunda cirurgia para sua retirada. Já no caso dos bioimplantes, por ser um material bioabsorvível acaba minimizando as chances de infecção e rejeição de placas e parafusos no período pós-operatório tardio. Além de ser facilmente manipulável e moldável, o que permite tratar quaisquer traumas cranianos ou de face.

Quais as vantagens?

São inúmeras opções de tamanho e forma, todas aplicáveis a diferentes situações. Quando comparado aos outros materiais, as principais vantagens são segurança, facilidade de manuseio e absorção pelo organismo do paciente, tornando a cirurgia mais rápida e segura. Apesar de disponível no mercado, infelizmente o material é utilizado com pouca frequência em Goiás por se tratar de uma tecnologia de ponta em cirurgia craniofaciais e, claro, com custo maior.

Quem pode usar?

Com histórico de uso clínico seguro, são diversos modelos de placas, parafusos e ferramentas, incluindo modelos diferenciados para cirurgias em bebês, nos quais o material retém o mínimo de 70% de sua força inicial seis semanas após a implantação com reabsorção em dois a três anos. No paciente adulto, o implante retém o mínimo de 70% de sua força inicial nove semanas após a implantação e sua reabsorção se dá em dois a quatro anos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

(62) 3261-2100

 

Rua Desvio Bucarest, 615, Jardim Novo Mundo

Goiânia - GO

CEP 74703-100

© 2018 Extra Corpus | Criado por Plena Estratégias Criativas