Dor de cabeça: descubra as principais causas e como combatê-la

Quem sofre de dor de cabeça conhece bem os problemas causados por ela e olha que não é pouca gente. Levantamentos realizados pela Sociedade Brasileira de Cefaleia apontam que pelo menos 70% da população enfrenta esse mal. Na maioria das vezes a dor de cabeça não significa uma doença grave. Porém, para quem sofre com crises frequentes isso pode ser um sinal de alerta.

São mais de 200 tipos de dores de cabeça e a consulta com o médico pode ajudar a identificar os sintomas para determinar a causa e realizar o tratamento adequado. Apesar disso, são dois os motivos mais comuns para as cefaleias: tensão acumulada nos músculos ao “redor” da cabeça e mudanças na química do cérebro - que decodifica isso na forma de dor.

Separamos os tipos mais comuns que atormentam a vida de muitas pessoas. Quer saber como evitá-los e fugir desse mal? Então, confira abaixo.

Dor de cabeça tensional

São dores constantes e que aparecem normalmente em ambos os lados da cabeça. Elas costumam durar 30 minutos e podem permanecer por vários dias. Fatores como desidratação, estresse, falta de sono, tensão muscular no rosto, má postura e irregularidade no horário das refeições podem provocar esse tipo de dor de cabeça. Para evitar são necessárias mudanças no estilo de vida, como a melhora na ingestão de água, alimentação e horas de sono.

Dores de cabeça em 'cachos'

Esse tipo mais raro é extremamente doloroso e leva esse nome porque a dor surge em cachos, ou seja, em ataques agrupados durante um período contínuo, que chega a durar até três meses. O recomendado para esses casos é que a pessoa consulte um médico para fazer o tratamento adequado levando em consideração o quadro do paciente.

Dor de cabeça causada por hormônios

As mais atingidas por esse incomodo são as mulheres. Isso porque as dores de cabeça nesse caso são provocadas por alterações nos níveis hormonais que são associados ao ciclo menstrual. Anticoncepcionais, gravidez e menopausa são fatores que colaboram para desencadear esse tipo de dor de cabeça. Não pular refeições, dormir bem e controlar o estresse ajudam a reduzir o desconforto.

Enxaqueca ou dor de cabeça?

Confundida por muita gente, a enxaqueca é menos comum do que se imagina. Mas, quando decide aparecer é dolorosa e interfere bastante na vida dos pacientes. A enxaqueca causa náusea, vômito e uma forte sensibilidade a luz e barulho. Geralmente a dor passa em algumas horas, porém, pode durar por vários dias. Existem medicamentos que reduzem os sintomas, mas, em casos duradouros é preciso procurar ajuda médica.

Recomendações básicas para evitar crises

- Beba muita água e se mantenha hidratado

- Descanse! Principalmente quando sentir sintomas de gripe ou falta de energia

- Evite situações de estresse

- Não pule refeições, isso ajuda a manter estáveis os níveis de insulina do corpo

- Pratique exercícios físicos com frequência

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

(62) 3261-2100

 

Rua Desvio Bucarest, 615, Jardim Novo Mundo

Goiânia - GO

CEP 74703-100

© 2018 Extra Corpus | Criado por Plena Estratégias Criativas