O que é o aneurisma cerebral e quais são os sintomas?


O aneurisma cerebral é uma condição congênita ou adquirida, quando um vaso sanguíneo sofre uma dilatação anormal, formando uma bolha em sua parede, deixando a área frágil. O aneurisma cerebral é um tipo de AVC (Acidente Vascular Cerebral), provocado por um distúrbio na corrente sanguínea devido à ruptura de um vaso sanguíneo.

Estima-se que de 1 a 3% da população têm aneurisma intracraniano sem saber. São aneurismas pequenininhos, que podem ficar a vida inteira sem sangrar. Com o tempo, se passam de 8 mm de diâmetro, o risco de sangramento se agrava.


O que causa um aneurisma e quais os fatores de risco?

Os aneurismas no cérebro surgem quando há uma região enfraquecida na parede de um vaso sanguíneo. No caso do aneurisma congênito, ele está presente desde o nascimento e pode ou não se desenvolver mais tarde, por exemplo, quando um vaso sanguíneo é lesionado.

Vários fatores contribuem para o enfraquecimento da parede arterial, aumentando o risco de aneurisma cerebral adquirido, que são mais comuns em adultos e, principalmente, mulheres após a menopausa, quando baixam os níveis de estrogênio. São exemplos desses fatores:

- Fumo

- Hipertensão

- Aterosclerose (doença degenerativa da artéria causada por hipertensão arterial de longa duração ou pelo aumento da idade)

- Uso de drogas, especialmente cocaína

- Ferimento na cabeça

- Consumo excessivo de álcool


Quais os sintomas para saber se tenho um aneurisma?

A doença pode existir sem apresentar sintomas e ser identificada apenas através de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Também pode ocorrer de o aneurisma empurrar estruturas próximas no cérebro ou se romper. Nesse caso, os sintomas dependem da localização do aneurisma, podendo incluir:

- Dor nos olhos, alteração ou perda da visão

- Dor de cabeça forte e súbita

- Dor no pescoço ou pescoço rígido

- Perda de consciência, fala prejudicada ou confusão mental

- Fotofobia (intolerância à luz)

- Queda da pálpebra

- Fraqueza muscular ou dificuldade de mobilidade de qualquer parte do corpo

- Dormência ou diminuição da sensibilidade de qualquer parte do corpo


Rompimento de aneurisma é uma emergência médica

Em caso de dor de cabeça forte ou súbita, procure um pronto-socorro ou ligue para o serviço de emergência (192). Anote os sintomas para descrevê-los ao médico neurologista. Ele pode realizar um exame ocular, que mostra a pressão dentro do cérebro, e um exame neurológico, para avaliar movimentos dos olhos, problemas de fala, força ou sensibilidade.

É possível prevenir ou curar o aneurisma cerebral?

Não há maneira conhecida de prevenir a formação de um aneurisma. Tratar a pressão alta e controlar fatores de risco da arteriosclerose podem reduzir a probabilidade de alguns tipos de aneurisma. Se descobertos a tempo, aneurismas não rompidos podem ser tratados antes de causarem problemas. Apenas um neurocirurgião está apto a realizar a cirurgia de reparação de aneurisma rompido ou não. Quando diagnosticado antes do rompimento, cabe ao médico decidir baseada no tamanho e na localização do aneurisma, além da idade e condição de saúde do paciente.

#cirurgiadecabeça #dordecabeça #clipaneurisma #aneurisma

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

(62) 3261-2100

 

Rua Desvio Bucarest, 615, Jardim Novo Mundo

Goiânia - GO

CEP 74703-100

© 2018 Extra Corpus | Criado por Plena Estratégias Criativas