Por que colocar o clip de aneurisma?

Já falamos por aqui que o aneurisma cerebral é uma condição congênita ou adquirida, que ocorre quando um vaso sanguíneo sofre uma dilatação anormal. É formada uma bolha em sua parede, deixando a área frágil. Sua ruptura é caracteriza como uma emergência médica que precisa de tratamento e, muitas vezes, requer cirurgia.

Nem todos os aneurismas precisam ser tratados imediatamente. Os aneurismas muito pequenos têm menos probabilidade de se romper. Porém, mesmo que não ocorram sintomas, o médico poderá recomendar o tratamento para evitar uma futura ruptura fatal.

O modo mais comum de se reparar um aneurisma é a clipagem, procedimento realizado durante uma intervenção cirúrgica no cérebro e que deve ser realizado apenas por um neurocirurgião experiente.

O que são clips de aneurisma e quando são indicados?

Os “clips implantáveis intracranianos para aneurisma cerebral”, ou simplesmente clips para aneurisma, são dispositivos utilizados unicamente para fechamento e/ou isolamento em veias e/ou artérias em decorrência da doença em seres humanos. Geralmente são indicados para aneurismas do tipo hemorrágico e têm como objetivo impedir que ocorra uma ruptura com conseqüente hemorragia dentro das cavidades cerebrais.

Como é feita a colocação do clip de aneurisma?

Clips Implantáveis para aneurismas intracraniano fazem parte de uma técnica já consagrada pela Neurocirurgia. Para auxiliar o procedimento normalmente o neurocirurgião faz uso de uma pinça para que se possa aplicar o clip no local exato com maior segurança. Esta pinça age de forma a “abraçar” e abrir o dispositivo para a “clipagem” da base do aneurisma. O uso deste instrumental (pinça aplicadora ou aplicador) apropriado é necessário para preservar a integridade do clip, sobretudo sua pressão, ou seja, sua força de fechamento.

Estas pinças ou aplicadores devem ser compatíveis com o tipo e tamanho do clip a ser implantado. O clip implantado age fechando as paredes da veia ou artéria, permitindo que o fluxo sanguíneo seja preservado no interior do sistema circulatório. Este procedimento visa minimizar o risco de ocorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

(62) 3261-2100

 

Rua Desvio Bucarest, 615, Jardim Novo Mundo

Goiânia - GO

CEP 74703-100

© 2018 Extra Corpus | Criado por Plena Estratégias Criativas